Com este manual, você descobrirá como começar a investir no mercado financeiro com segurança.

Se você chegou até aqui, é provável que esteja buscando o melhor caminho para começar a investir neste ano. Por isso, criamos este guia de investimentos para iniciantes em 2022 para pessoas como você.

Abaixo respondemos as principais dúvidas de quem deseja investir do zero e, dessa maneira, mostramos o caminho para dar os primeiros passos no mercado financeiro com segurança.

Além disso, fizemos uma lista dos principais (e mais graves) erros cometidos por investidores iniciantes para você conhecer e, claro, passar bem longe deles. Vamos lá?

Como descobrir meu perfil de investimento?

Primeiramente, é preciso conhecer o seu perfil de investimento. Em geral, as instituições financeiras disponibilizam um questionário de Perfil de Investidor, também conhecido por Questionário Suitability. Portanto, a dica do especialista líder em investimentos do Itaú Unibanco, Victor Vietti, é que você deve saber qual é o seu perfil para encontrar o ativo mais adequado dentro do que você precisa.

“O questionário mostra sua habilidade e capacidade para tomar risco, e ainda deixa claro quais são seus objetivos com o investimento”, diz Victor.

Acima de tudo, é recomendável começar devagar, bem pelo começo. Ou seja, “o ideal é procurar os investimentos mais conservadores, ir sentindo como esse universo funciona, até começar a arriscar, se for o caso de tomar risco”, afirma Victor.

E responder o suitability é a etapa primordial. Gabriela Schor, gerente de investimentos da SulAmérica Investimentos, reforça que é preciso preencher as informações com atenção, para descobrir qual é o seu perfil de investidor ou investidora o quanto antes e, assim, identificar sua tolerância aos riscos antes de começar a investir em 2022.

Por que começar a investir em 2023?

A princípio, o quanto antes, melhor. Por isso, definir quais objetivos e sonhos você quer realizar com o dinheiro que vai guardar é um passo importante. Do mesmo modo, é fundamental saber a quantia que você tem para aplicar em investimentos para iniciantes.

“Dessa forma, você pode buscar os produtos de investimento mais adequados ao seu perfil, possibilidades e objetivos”, pondera Luigi Wis, especialista em investimentos da Genial Investimentos. Então, para dar os primeiros passos em investimentos para iniciantes é preciso descobrir seu perfil de investimento, definir um objetivo e o orçamento para investir.

Como iniciar no mundo dos investimentos?

Aos poucos. Afinal, é o que recomenda Luiz Cesta, sócio e head da área de análise da casa de análise Monett. “O investidor iniciante deve começar devagar para entender os produtos financeiros e então partir para opções mais sofisticadas”, diz ele.

“Jamais se afobe”, diz o investidor e escritor Ivan Sant’Anna

O que preciso fazer antes de começar nos investimentos?

Para mergulhar no universo de investimentos para iniciantes, você precisa estar com as contas em dia.

“Isso porque não adianta ter dívidas no cartão de crédito ou cheque especial e começar a investir”, alerta Luigi da Genial. Portanto, antes de se iniciar qualquer investimento, trate de eliminar todas as dívidas, especialmente as mais caras.